Criando um fluxo de produtividade que funciona para você
Você já deve ter ouvido falar de um app maravilhoso sobre produtividade ou de uma rotina que te faz mais produtivo, mas que para você não funcionou tão bem, né!?
Somos seres únicos, com as nossas individualidades, por isso, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra e não tem nada de errado com isso, está tudo bem!
Mas todos nós sabemos que ter dias produtivos é maravilhoso para nossa autoestima, e a produtividade nos motiva a crescer mais e a alcançar novos desafios, então quero te mostrar que dá para criar um fluxo de produtividade que funcione, mesmo se você já tentou de tudo e acha que a produtividade não é para você.
Eu já tentei vários APPs que me recomendaram e sempre me frustrava porque não funcionava para mim. Tentava criar uma rotina, mas as notificações desses APPs com o tempo começaram a me incomodar até que resolvi deletar. E a minha produtividade? Foi deletada também?
Sempre fui uma pessoa visual, gosto de rabiscar minhas ideias. Comecei a usar papel e caneta depois de ler um estudo que fala justamente que quando você escreve, você consegue assimilar melhor a ideia.
Comecei a traçar metas e submetas usando papel e caneta e vi que começou a funcionar pra mim. Montei então a minha agenda perfeita, mas não aquela agenda cheia de compromissos, ao invés disso defini metas diárias, para que em todos lugares que eu fosse eu conseguisse ver meus objetivos e minhas metas desenhadas ali com um passo a passo para execução, daí nasce a Plann To Go.
Contei essa história pra te falar como funciona pra mim, mas se para você o que funciona é uma versão digital, você deve seguir o que funciona bem para você!
Então vamos para os passos, independentemente se você utiliza um app, papel e caneta ou o Plann To Go.
1- Descubra qual plataforma funciona para você
Você pode ser uma pessoa mais analógica como eu, ou mais digital.
Se pra você funciona digitar e conseguir se engajar com essa atividade, use a forma digital.
Abra uma planilha ou use o seu bloco de notas para conseguir se organizar melhor, ou até mesmo um APP que você mais goste.
Mas se pra você funciona melhor escrever, use uma forma analógica (papel e caneta).
Eu recomendo fortemente a Plann To Go por ter um passo a passo já desenhado para essa jornada.
2- Comece pequeno/ aos poucos
Quando acontece uma mudança brusca de comportamento, nosso cérebro entende que é uma ameaça e começamos a sabotar nossa nova atividade.
O melhor jeito de saber se funciona pra você é usando, fazendo e rabiscando…
Não se sobrecarregue na busca por produtividade. Um passo de cada vez, inclua pouco a pouco uma atividade realizável para que você perceba a alegria de sua conquista e aumente suas metas até que isso vire um hábito. O segredo é não parar.
3- Organização
Deixe o mais visual possível, use cor para diferenciar cada projeto, coloque metas para a sua semana, um foco para cada dia…
Lembre-se, o segredo é nunca parar, até que vire um hábito!
Rabisque, teste formas diferentes até você ver a diferença no seu dia a dia.
O fluxo de produtividade vem junto com o planejamento do seu tempo e a organização das tarefas que você vai começar a executar.
Comentários