Não deixe a produtividade matar a sua criatividade
Como você define que um dia foi produtivo?
Provavelmente você me responderia, que seria o dia onde as tarefas e prazos no trabalho fossem cumpridos, contratos fechados e ainda conseguir sair um pouco mais cedo para casa, não é?
Hoje em dia tem se falado muito da produtividade no dia a dia, e isso é maravilhoso para otimizarmos tempo e crescer em durante a jornada, mas as vezes esquecemos que um dia produtivo engloba toda nossa vida, não só a parte profissional, mas também a vida pessoal.
Nossa vida é sistêmica, por esse motivo você não conseguirá parar sua vida pessoal e viver somente para a profissional, e se isso acontecer, a qualquer hora isso virará um prejuízo enorme para você.
Então, quero redefinir o modelo de um dia produtivo.
Um dia produtivo é aquele onde valorizamos tanto as nossas necessidades pessoais quanto as profissionais, deixando essas duas áreas em equilíbrio.
Um dia produtivo começa cedo, priorizando sua saúde física e mental nas primeiras horas do dia. Então, acorde cedo tenha um tempo para para fazer um exercício físico, tomar o café da manhã com a sua família, somente depois ir para o trabalho com seu foco voltado para suas metas profissionais, se dedique e priorize o alcance de suas metas e prazos do dia, se dedique em fechar contratos importantes, mas também não esquea de priorizar uma alimentação balanceada para gerar mais energia, ao sair do trabalho tenha a sensação de missão cumprida ao perceber que todas as metas foram alcançadas e se permita ter tempo para estar com as pessoas que são importantes para você e até tomar um vinho vendo a sua série favorita e ainda medita antes de dormir…
Pronto, isso sim é um dia bem produtivo.
Quando temos uma vida equilibrada, conseguimos cuidar de cada área da nossa vida sem estresse.
Seus dias produtivos também devem englobar o seu bem estar, porque quando você está feliz e animado sua criatividade flui, então quero que pense quais são as coisas que te deixam feliz?
Não sei se você já percebeu que quando alguma área da nossa vida está com problema o resto não flui?
Por exemplo, se estamos com problema na vida financeira, isso pode interferir em nossos relacionamentos, ou se estamos com problemas em nossos relacionamentos isso pode interferir em nossa vida profissional… E assim vai.
Então quero abordar um assunto que pode parecer nada produtivo, mas calma, vou te mostrar que é sim!
Seu dia OFF…
Não estou falando de não fazer nada o dia inteiro, mas do dia em que traz refresco para sua alma.
Você já deve ter passado por isso: Dormiu o dia todo e quando acordou se sentiu cansado? ou Você já foi dormir achando que seu celular está carregando e quando você acorda você percebe que não carregou? Você fica o dia inteiro atrás do carregador, procurando um pouco de carga pra ele né?
E é isso que fazemos quando não damos um refresco para nossa alma, ficamos em busca de pequenas cargas durante o dia, mas que no final não vão conseguir suprir nossas necessidades e nos deixar com a carga completa.
No seu dia off procure atividades opostas do seu dia a dia. Dedique esse dia para seus hobbies.
Por exemplo, se você trabalha com computador, fazendo coisas lógicas, no seu dia off procure fazer trabalhos manuais ou vice-versa. Ache o que te traz inspiração e um novo ânimo.
Não deixe a sua produtividade matar a sua criatividade!
Por isso busque o equilíbrio na sua vida, foque em você.
Comments